Em 2021, as vendas no varejo online passaram o total alcançado pelas lojas de shopping centers em 2019, antes do início das restrições.
Um estudo desenvolvido pela gestora de investimentos Canuma Capital e publicado no jornal O Estado de São Paulo mostra que as vendas online atingiram R$ 260 bilhões em 2021, superando em R$ 160 bilhões o total de vendas registrado em 2019, período pré-pandemia.
Em comparação, shoppings do Brasil faturaram cerca de R$ 190 bilhões em 2019, e a previsão é que esse número tenha caído para cerca de R$175 bilhões em 2021, considerando as mesmas lojas.
Entenda o estudo
O Brasil tem na atualidade 601 shoppings com 110.938 lojas, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). Para realizar seu estudo, a Canuma Capital utilizou dados dos grupos de capital aberto, incluindo as próprias empresas de comércio eletrônico, informações sobre shoppings investidos por fundos imobiliários, dados de associações e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O estudo apontou ainda que os shoppings brasileiros perderam aproximadamente R$ 35 bilhões de vendas para o e-commerce e R$ 15 bilhões em serviços, já que passaram a receber um fluxo menor de pessoas. Nesse aspecto, é importante lembrar que a penetração do varejo digital é diferente em cada região do país e hoje sua expansão está mais concentrada no Sudeste.
Próximos passos
Para enfrentar esse cenário e se reinventar, os shoppings e o varejo físico em geral precisam entender que a integração com o digital é fundamental. Os números já mostram claramente que o futuro e o presente estão cada vez mais no varejo online. E você, de que lado dessa tendência está?
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