O negócio é o seguinte: excelente experiência de compra depende da integração efetiva dos canais de vendas online e offline.
Os consumidores transitam entre um canal e outro — indo do universo digital para o mundo real de uma hora para outra.
Por isso, integrar é a chave do sucesso.
Veja estratégias efetivas a seguir.
1) Mapeamento
O primeiro passo é mapear a jornada do cliente em todos os pontos de contato.
Para identificar lacunas e oportunidades de integração entre os canais online e offline é preciso acompanhar o cliente desde a descoberta do produto até a compra final e o pós-venda.
2) Integração de dados
É necessário também realizar a integração de:
- Sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM);
- Softwares de ponto de venda;
- Plataformas de comércio eletrônico.
Desse modo, dá para garantir que os dados do cliente estejam sincronizados em todos os canais, permitindo algo valiosíssimo para o consumidor: experiência personalizada e consistente.
3) A compra é online, mas a troca é física
Se você não permite que os clientes comprem online e retirem na loja física, o seu negócio está correndo sérios riscos.
Essa é uma estratégia de mestre que oferece conveniência e flexibilidade aos clientes, ao mesmo tempo que impulsiona o tráfego tanto para lojas físicas quanto para o site.
4) Integre estoques
Às vezes, o cliente não encontra algo online, mas determinado produto está disponível na loja física.
Por essa rasão, abranger os estoques online e offline é essencial.
Assim sendo, mantenha-os integrados para evitar rupturas de estoque e garantir que os clientes sempre encontrem o que procuram, independentemente do canal que estão utilizando.
Essa é para você não perder mais vendas, ok?
5) Programas de fidelidade integrados
Não dá para integrar apenas os canais de compras e os estoques, e deixar os programas de fidelidade de fora.
Ao integrá-los, os clientes podem acumular e resgatar pontos tanto em compras online quanto offline, e, consequentemente, incentiva a repetição e aumenta o engajamento dos consumidores.
6) Treinamento de equipe
Treinar a equipe de vendas para oferecer suporte consistente em todos os canais é um passo indispensável no processo de integração.
Todos devem estar familiarizados com:
- Os produtos;
- Políticas de troca/devolução;
- Processos de atendimento ao cliente.
Independentemente de qual canal a venda foi realizada.
7) Feedback
Por último, mas não menos importante, colete feedback dos clientes em todos os pontos de contato.
Em seguida, utilize análises de dados para identificar áreas de melhoria na integração dos canais de vendas.
Integração é a solução!
Ao implementar essas estratégias, sua empresa estará bem posicionada para oferecer uma experiência de compra coesa e integrada, que atenda às expectativas dos clientes em todos os canais.
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