Entenda as vantagens que um sistema integrado oferece para os seus clientes e o seu negócio
A maneira como fazemos compras mudou completamente, eliminando as barreiras entre varejo digital e físico.
O novo normal é um rápido e conveniente, e esperamos agilidade no contato em todos os canais e plataformas. Varejistas precisam evoluir para garantir que os clientes tenham uma experiência excepcional.
Pense neste exemplo. A cliente Paula está encomendando um produto que ela precisa hoje e quer retirar na loja mais próxima.
Paula não tem interesse em saber de onde está sendo enviado o produto, ela só quer que ele esteja no lugar certo, na hora certa.
O pedido é recebido pelo sistema de gerenciamento de pedidos (OMS) do IT4 360, que tem um mapeamento completo do estoque e usa um algoritmo otimizado para maximizar a lucratividade na logística do envio do produto para a loja selecionada pela Paula.
O OMS imediatamente solicita a separação do produto na localização ideal e começa a rastrear o pedido da Paula.
Se o produto já estava na loja selecionada pela Paula, o OMS vai instruir um funcionário a fazer a separação e deixar pronto para a retirada. E o sistema também permite que mais pedidos sejam atendidos simultaneamente.
Como a gestão do estoque da loja está na mesma plataforma que o sistema de gerenciamento de pedidos, o status do pedido é atualizado em tempo real e informado para a Paula.
Ao mesmo tempo, os dados sobre esse pedido são armazenados e podem ser utilizados para repor o estoque e facilitar o planejamento de estratégias com base nos padrões de comportamento dos clientes.
O OMS imediatamente aciona o estoque da localização ideal e começa a rastrear o pedido.
Se o produto for enviado por um centro de distribuição, o sistema de gerenciamento de pedidos garante que o pedido chegue no dia e na data certa, priorizando as solicitações corretamente de acordo com a data estimada de entrega.
As etapas de separação, preparação e transporte do pedido são otimizadas pelo OMS, que rastreia os movimentos do produto e a loja onde será feita a retirada sobre o status do pedido.
Quando o pedido chega na loja, a equipe já sabe que deve preparar o produto para a retirada. O OMS também dá acesso à lista de desejos da Paula, permitindo que a equipe da loja aproveite o momento da retirada para realizar mais uma venda.
Paula chega para retirar o pedido, vê um dos itens da sua lista de desejos e decide comprar também aquele produto. Com a integração dos canais de compra, ela pode realizar o pagamento com o seu smartphone.
O pedido da Paula foi entregue como combinado. Ela teve uma ótima experiência e vai voltar a comprar nessa loja no futuro. Ao mesmo tempo, lucros foram maximizados.
O futuro do varejo é Omnichannel e integra todos os canais e as etapas. Fazer isso maximizando o potencial de lucros é a diferença entre sobreviver e prosperar nesta nova realidade.
Agende um atendimento com os nossos especialistas e descubra as soluções que o OMS it4 360 oferece para alavancar os seus negócios. Bem-vindo ao futuro!