Transitar do ambiente online para o físico e vice-versa é um comportamento cada vez mais comum entre os consumidores.
Conforme apontado pela Linx, algumas modalidades Omnichannel, como o ship from store e o pick-up store, cresceram em 17% e 90% respectivamente no primeiro semestre de 2022, alavancando a omnicanalidade, que sempre foi uma demanda entre os consumidores.
Contudo, ainda que essa crescente seja interessante para o mercado, há algumas questões para pensar.
Omni de verdade?
Primeiramente, o ship from store, bastante implantado na pandemia, é desafiador para várias empresas e muitas ainda não oferecem essa prática Omni, e, em diversos casos, o pick-up store é deficiente, funcionando como uma espécie de Centro de Distribuição onde o consumidor retira a sua compra depois de aguardar vários dias.
Além de não proporcionar a verdadeira experiência Omnichannel para o cliente, deixando de atender a demanda dos consumidores, essas práticas Omni são insustentáveis.
E agora? Como entregar Omni de verdade?
Em geral, a tecnologia é a saída para solucionar esses problemas, já que é responsável por integrar sistemas e processos, e conectar as pessoas.
Desse modo, o mercado pode viver o Omnichannel de 2ª Geração, isto é, operações de Omni que contemplam as necessidades do cliente “figital”, ou seja, da pessoa que transita entre o online e o físico.
Entenda que esse Omnichannel está sendo gradativamente colocado em práticas por diversas marcas e que por essa razão estão se tornando referência para consumidores na hora de comprar.
Afinal, para o cliente, uma loja sem integração, é arcaica.
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