O consumidor e o mundo omnichannel

O novo consumidor é digital, conectado, multicanal, multimídia e altamente informado.

Neste cenário, o sucesso do seu e-commerce depende do resultado da intimidade experimentada pelo consumidor com os vários canais da empresa, simultaneamente.

A verdade é que o consumidor é movido pela praticidade e escolheu a multicanalidade, ele não separa mais uma informação do mundo físico do virtual.

Não é por menos, a empresa que utiliza as ferramentas de precisão para visibilidade e disponibilidade de inventário de todo o negócio compreende a importância do atendimento omnichannel e mantem todos os clientes satisfeitos.

E o mais importante, ela os traz de volta para realizar novas compras.

Muitas empresas estão promovendo esta adaptação, B2B, B2C ou B2B2C, em ambientes em que quase todos os pedidos são influenciados digitalmente.

Ter uma solução para esse gerenciamento de pedidos multicanal e seus macroprocessos é o primeiro passo rumo ao “unified commerce”.

A entrega deve ser personalizada na forma e tempo desejados pelos consumidores.

Não importa se eles precisam hoje ou depois, as estratégias de atendimento do seu negócio, vendas e suporte devem ser consistentes com essas demandas.

Os dispositivos móveis são mais que apenas um canal, são a plataforma de envolvimento dominante entre todos os canais.

No novo normal, o consumidor escolhe sem pesar a empresa que oferece uma experiência de compra que possa ser iniciada em um canal e finalizada em outro, sem interrupções.

A capacidade de manter a promessa omnichannel, de forma lucrativa, é cada vez mais fundamental para os líderes de varejo também.

O futuro é agora, decisões e desafios

Antes da pandemia global, as empresas tinham em mente a ideia de adaptação dos negócios no futuro, segundo as tendências projetadas em pesquisas sobre os rumos do e-commerce.

Contudo, a lógica mudou e o consumidor praticamente foi catapultado para a multicanalidade em decorrência da necessidade de distanciamento social e do trabalho remoto, entre outros.

O que se verifica é que a maioria das empresas opera com projetos cujas soluções disponíveis são provenientes do século passado, ou seja, muito antes de a nuvem ser concebida.

São soluções elaboradas quando o transporte entre os centros de distribuição era complexo, estão ultrapassadas, são difíceis de utilizar, suas estruturas de dados são monolíticas.

Essas soluções são antiquadas porque requerem amplo suporte manual para implantar configurações e atualizações para aumentar a escalabilidade. Suas interfaces não respondem de forma satisfatória e são inconsistentes.

Para estas empresas, as soluções IT4 360 podem fazer toda a diferença.

São ferramentas inovadoras, elaboradas com tudo que há de mais recente em design e processos, entregues em uma única plataforma de aplicativo.

Eficiente, moderno e escalável, o IT4 360 foi projetado para atender às demandas dos varejistas omnichannel que recebem pedidos de centenas ou mesmo milhares de lojas, marketplaces, fornecedores drop-ship, armazéns e muito mais.

Criamos soluções que possam se tornar um núcleo de inovação em sua organização.

Você não tem que congelar seus sistemas durante meses, ou gastar centenas de ciclos testando novamente o desempenho do sistema para atender ao pico de demanda.

Sua empresa não pode perder tempo treinando equipes em várias interfaces apenas para recuperar as mesmas informações de diferentes canais da jornada de compra.

Os consumidores sabem que não precisam alterar seu comportamento de compra para corresponder aos recursos precários de um varejista. E eles não têm paciência com quem não entende isso.

Oferecer uma abordagem unificada em todos os canais, desde o recebimento do pedido até a aceitação de devoluções é compreender as expectativas dos clientes.

Com o IT4 360 Omni você não perde tempo precioso para os negócios, é uma solução totalmente adequada para múltiplos canais, porque foi desenvolvido especificamente para um mundo omnichannel.

Photo by Cleyton Ewerton on Unsplash

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