Inteligência Artificial inimiga ou aliada dos e-commerces?

É possível que você nem tenha percebido, mas a Inteligência Artificial também está ganhando espaço nos e-commerces. Isso se dá, uma vez que o uso dessa ferramenta é responsável por impulsionar as lojas online, se tornando indispensável para o seu sucesso.

O impacto nos e-commerces

A Inteligência Artificial está no e-commerce de inúmeras formas, até mesmo de modo imperceptível e sempre com a mesma missão: transformar a experiência do consumidor, tornando a jornada prática e ágil.

Consequentemente, a variedade de IA disponíveis para o e-commerce, não só descomplica o processo de compra, mas também simplifica as vendas. Por essa razão, é notável a diferença de empresas que já abraçaram esse recurso dos negócios que ainda não contam com essas ferramentas em suas lojas onlines.

IA e a experiência do consumidor

Entender quem é o cliente que está visitando o e-commerce é um super benefício entregue pela Inteligência Artificial, que consegue personalizar a loja online de acordo com as preferências de quem está comprando.

Ao analisar o perfil do consumidor, a ferramenta é capaz de criar uma vitrine de recomendações inteligentes. Desse modo, amplia as chances de conversão, uma vez que indica produtos que são do interesse do cliente.

Atualmente, é uma vantagem competitiva indispensável, visto que o consumidor valoriza e procura por e-commerce que reconhece seus interesses e que personaliza o processo de compra.

Consequentemente, a IA melhora significativamente a experiência do consumidor, ampliando as chances de fidelização — algo que qualquer e-commerce deve ter como prioridade.

Embora o chatbot não seja novidade, com a evolução da Inteligência Artificial, a ferramenta também evoluiu, tornando-se um recurso encarregado de estreitar a relação do cliente com a marca.

Isso acontece, pois:

  • Elimina qualquer dúvida do consumidor a qualquer momento do dia;
  • Agiliza o processo de compra, acabando com o tempo de espera;
  • Cria atendimento personalizado.

Ainda que haja espaço para melhorias, o consumidor possui boas experiências com o chatbot, como foi apontado por 61% dos participantes de pesquisa realizada pela LivePerson.

Com essa ferramenta, que funciona 24 horas por dia e nos 7 dias da semana, o cliente se aproxima ainda mais da marca, sua experiência é renovada e mais uma vez a Inteligência Artificial contribui com a fidelização.

Acompanhar tendências é substancial

Todas as empresas bem-sucedidas compreendem a importância de acompanhar e abraçar as últimas tendências do mercado. E, quando se trata de Inteligência Artificial, não é diferente.

Num mundo em que se destacar no mercado é cada vez mais desafiador, ignorar o potencial da Inteligência Artificial é uma decisão bastante equivocada. Sobretudo, nesse setor, onde proporcionar experiências positivas é primordial.

Assim sendo, é essencial ficar por dentro dessa tecnologia inovadora e aplicá-la ao seu negócio, dado que a Inteligência Artificial pode trazer uma série de benefícios valiosos, impulsionando seu progresso rumo ao sucesso.

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