Estratégia multiplataforma se tornou obrigatória para o varejo?

Entenda como os novos hábitos dos consumidores estão levando o mercado a adotar uma estratégia integrada em todas as etapas

A integração entre os canais de vendas físicos e digitais nunca foi tão importante para o varejo como é agora. Se antes era possível colocar consumidores de lojas físicas e digitais em duas cestas diferentes, hoje essa distinção simplesmente deixou de existir.

As restrições e as mudanças de hábitos cotidianos causadas pela pandemia acelerou o processo de digitalização do varejo e levou milhões de novos clientes para as lojas e serviços online. Também as empresas passaram a ter uma demanda interna por uma maior digitalização dos seus processos, produzindo um movimento que vai de encontro ao mesmo resultado: a expansão do varejo online e a sua integração com o varejo físico.

Omnichannel

A integração de todos os canais online e offline de venda da empresa, com o objetivo de oferecer ao consumidor uma experiência de compra completa e dinâmica, é aquilo que chamamos de estratégia Omnichannel.

Desde o atendimento, passando pelas formas de pagamento e chegando até às opções de entrega, a estratégia Omnichannel possibilita à empresa o controle completo de sua operação de varejo. Isso permite que ela atenda perfis de consumidores com hábitos de compra diferentes de forma coordenada, minimizando redundâncias e melhorando a qualidade da experiência.

Multicanalidade

Oferecer diferentes canais de relacionamento com o cliente, permitindo que ele opte pelo canal que é mais conveniente de acordo com os seus hábitos, é aquilo que chamamos de estratégia de Multicanalidade.

Multicanalidade e Omnichannel não são estratégias que se opõem. Pelo contrário, juntas elas se complementam para permitir que o varejista corresponda plenamente às expectativas que cada vez mais consumidores apresentam em relação a sua experiência de compra.

Realidade brasileira

A importância da adoção dessas estratégias no cenário brasileiro hoje varia de região para região. Nas regiões mais digitalizadas do país, já se tornou fundamental para a estratégia de crescimento das empresas a expansão e integração dos canais de vendas. Por outro lado, em regiões menos digitalizadas essas alternativas hoje representam acima de tudo um potencial de vantagem competitiva frente a uma mudança de hábito do consumidor que ainda está em um estágio mais embrionário.

Dois exemplos recentes que demonstram como essas mudanças estão acontecendo de forma acelerada são a adoção do WhatsApp como canal de atendimento e do Pix como forma de pagamento no varejo. 

No entanto, quando o processo de digitalização acontece de forma descoordenada, sem uma estratégia Omnichannel que unifique e coordene todas as etapas do processo, o risco é a perda de competitividade frente a concorrentes mais bem estruturados.

IT4 360

A solução IT4 360 é um sistema de gerenciamento de pedidos (OMS) desenvolvido para dar a visão completa da operação de varejo para a empresa e manter a integridade dos processos de entrada e saída de pedidos, gerenciamento de estoque, serviço pós-venda e cadeia de suprimentos.

Essa solução inovadora, única no Brasil, permite que a empresa adote uma estratégia Omnichannel e ofereça aos seus clientes uma experiência de compra totalmente integrada e coordenada.

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