Dropshipping: Saiba os passos corretos para ter sucesso nesse modelo de negócios

Se você está com vontade de empreender na internet, mas possui um capital reduzido no momento, o dropshipping possibilita a criação de uma loja virtual, sem o trabalho e gastos com estoque próprio. Interessante, não? Vamos descobrir mais sobre esse modelo?

O que é

No sistema dropshipping, a empresa que faz a venda do produto atua como intermediária entre o consumidor e o fornecedor. A loja recebe o pedido, faz o gerenciamento do pagamento e realiza todo o atendimento. A solicitação é enviada para o fornecedor, que é o responsável pela preparação e entrega dos produtos.

Aí está a oportunidade de uma solução para as pequenas empresas com pouco capital e espaço para um estoque próprio. Ou seja, nesta modalidade, não é preciso lidar com as etapas de separação, embalagem e envio do produto. Mesmo que algum marketplace não ofereça esse suporte ao dropshipping, existem empresas que atuam vendendo produtos sem estoque e realizam a intermediação direta com o fabricante.

Vantagens e escalabilidade do seu negócio

Uma das principais vantagens do dropshipping é você não ter a necessidade de investir em uma quantidade excessiva de produtos para o seu inventário.

Como a responsabilidade do estoque e envio são da empresa parceira, o pequeno empreendedor pode planejar o investimento na projeção da loja virtual e desenvolver o plano de marketing do negócio.

Outra conveniência é a logística, pois o modelo permite trabalhar com fornecedores distantes, em diferentes regiões, países e até continentes, o que facilita a entrega para seus consumidores. Como não há a necessidade de ter estoque, você também pode oferecer uma maior variedade de produtos e testar diferentes nichos de mercado.

Ao verificar o bom desempenho do seu negócio, chegou o momento de expandir as vendas. Como não terá que lidar com os custos de estoque e logística, basta aumentar os pedidos ou contratar novos fornecedores.

Planejamento, um grande aliado

O sucesso do seu modelo de negócios está atrelado a um bom planejamento. É preciso decidir como será a gestão financeira de sua loja virtual e definir o nicho de mercado. No passo seguinte, pesquisar quais são os melhores fornecedores para cada produto e analisar os custos dos itens.

Para além do preço, é recomendado considerar como os fornecedores pretendem atender as demandas e como vão realizar o monitoramento de estoque e envio. Lembre-se de que o tempo e a qualidade de entrega fazem toda a diferença na experiência de compra do consumidor que compra pela internet. Portanto, fique de olho na reputação do fornecedor no mercado e se é um contato ágil e atencioso, você pode evitar muitas dores de cabeça com futuros problemas de comunicação ou desempenho. Segue um check list:

·         VENDAS

Seja criterioso ao selecionar a quantidade de produtos que irá oferecer em sua loja virtual, certifique-se de que correspondem com a quantidade disponível pelos fornecedores. Para tanto, é importante solicitar que os fornecedores sempre enviem os números atualizados. Isso irá garantir que uma compra realizada corresponda a um produto disponível para envio. Após a compra, os pedidos são processados automaticamente pela loja virtual e enviados para a empresa parceira, que deve mandar o código de rastreio para o cliente.

·         TROCAS OU DEVOLUÇÕES

Nestas situações, a comunicação com o consumidor é de responsabilidade da sua loja, no entanto, o processo de logística é do fornecedor. Como o estoque e a entrega são questões internas, é bom acompanhar estes procedimentos, pois refletem diretamente na reputação da sua loja.

·         EVITE ESTES ERROS

1 – Preços baixos, mas péssimo atendimento

De nada adianta garantir preços baixos se o fornecedor não oferecer um atendimento de qualidade. Parece óbvio, mas muitos cometem esse erro, o que gera inúmeros prejuízos. Portanto, criar uma parceria com custos reduzidos só funciona se os itens são enviados no prazo e com um controle de inventário.

É imprescindível você compreender que o seu cliente não quer saber quem errou, e a imagem da sua marca e a credibilidade do seu negócio são prejudicadas. Assim, escolher fornecedores de confiança é evitar este tipo de imprevisto negativo para o seu empreendimento.

2 – Muitos produtos e de diferentes nichos

Ao não ter que lidar com estoque, é tentador criar uma loja com uma variedade de produtos enorme e com diversos nichos de mercado. A tática, contudo, tende a dificultar com que sua empresa ganhe destaque. Ser referência em uma área ajuda o seu negócio a conquistar e fidelizar um público específico. Uma loja generalizada enfrenta uma competição muito maior. Tenha sempre em mente, o que diferencia o seu negócio e, por que uma pessoa escolheria a sua loja, ao invés das inúmeras outras? Com o foco num nicho você pode oferecer as melhores soluções para seus clientes.

3 – Frete

O preço do seu produto é atrativo e o cliente está interessado, mas o custo do frete será determinante em compras online. Garanta que o valor final seja realmente o mais competitivo possível. Assim, antes de fechar com um fornecedor, repasse todos os produtos que você irá disponibilizar em sua loja. Tanto o peso quanto a origem do produto são os itens que mais encarecem o frete. O peso incide diretamente na questão da embalagem, e a logística, nas taxas de entrega internacional.

Alinhe com os seus possíveis parceiros e entenda como é o procedimento deles, nos casos mencionados. Melhore sempre a competitividade do seu preço de frete, calculando corretamente o valor. Assim você evita prejuízo para empresa e não desmotiva a compra por parte do cliente.

4. Comunicação falha

Mesmo que o envio não seja responsabilidade do seu negócio, esta questão não pode sofrer falhas de comunicação. É imprescindível você facilitar o acesso, oferecer um canal para o cliente entrar em contato. Pode ser um número de telefone, e-mail, formulário, chat ou até mesmo um número de Whatsapp corporativo. Ofereça aos consumidores um meio confiável para sanar dúvidas ou resolver problemas referentes às compras.

Faça a mágica acontecer, encante seus clientes

OMS IT4 360  – a gestão de suas operações em um só lugar

Vender na internet de forma cada vez mais prática e com custos competitivos é uma realidade, sem dúvida. Contudo, existe uma regra que faz toda a diferença e ela está na escolha do sistema de gerenciamento que melhor irá funcionar para o seu caso. Como dissemos anteriormente, a etapa do planejamento é imprescindível para o seu negócio, é nele que você irá dimensionar os pontos positivos e negativos para a melhor estratégia da sua loja virtual. 

As soluções da IT4 360 são elaboradas com tudo que há de mais recente em design e processos, em uma única plataforma de aplicativo. Trata-se de um sistema eficiente, moderno e escalável, projetado para atender às demandas dos varejistas omnichannel que recebem pedidos de centenas ou mesmo milhares de lojas, marketplaces, fornecedores, dropshipping, armazéns e muito mais.

O OMS IT4 360 é uma solução de e-commerce unificada, pioneira no Brasil e inovadora. Foi projetada e desenvolvida para o seu negócio oferecer uma experiência única e lucrativa. Nascido na nuvem, o IT4 360 é um conjunto de soluções de gerenciamento de pedidos, estoque, atendimento, engajamento do cliente e ponto de venda, sempre atual e totalmente extensível. 

Somos um OMS por natureza e possibilitamos ter toda a sua operação integrada, com as informações consolidadas em um único ambiente.

O gerenciamento de pedidos é um processo que administra o seu ciclo total, desde o momento em que o cliente faz a compra, passando pelo seu processamento nos armazéns logísticos até a chegada do(s) produto(s) ao destinatário final, controlando totalmente os processos de entrada e saída, gerenciamento de estoque, atendimento e serviço pós-venda.

Dentre as facilidades que o IT4 360 oferece estão as ferramentas de precisão para visibilidade e disponibilidade de inventário em toda a empresa. Estas permitem o atendimento omnichannel e mantêm todos os clientes satisfeitos e os traz de volta para realizar novas compras.

Recursos nas lojas, como ponto de venda de última geração, gerenciamento de clientes, atendimento e inventário de lojas melhoram a eficiência e a precisão, além de capacitar sua equipe para oferecer experiências inesquecíveis aos clientes. Fique on, mas saiba encantar!

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