Atualmente, a forma como consumimos diferentes produtos e serviços é totalmente diferente de poucos anos atrás, como o Think With Google evidenciou.
Conforme a pesquisa revela, 67% dos consumidores no Brasil não têm nenhuma preferência sobre o ambiente de compra e 82% dos brasileiros apreciam realizar compras no âmbito online e em lojas físicas.
Além disso, a pesquisa também é responsável por evidenciar o crescimento do e-commerce. Esse modelo de loja vai aumentar em 42% até 2025 e, justamente por essa razão, nesse mesmo período, esse tipo de negócio representará 39% do consumo total das vendas no varejo.
Embora esse caminho esteja pavimentado para o nosso mercado, a maioria dos empreendimentos no Brasil ainda não estão qualificados para o Omnichannel, que é um conceito importantíssimo nesse novo cenário e uma tendência que, seguramente, vai permanecer.
Afinal, por que as empresas brasileiras ainda não abraçaram o Omnichannel?
De forma geral, é importantíssimo analisar as razões para tal resistência.
Em diversas situações, o fato é que pode ser apenas a falta de conhecimento sobre o conceito.
Não é toda empresa que conhece Omnichannel e, ainda que haja tal entendimento sobre o assunto, os negócios não conseguem aplicá-lo, pois ainda falta qualificação, principalmente empresas de pequeno e médio porte.
Em síntese, Omnichannel é apenas uma estratégia de comunicação única e interligada, utilizando vários canais para desenvolver uma relação significativa e prática com o consumidor.
O conceito se divide em diversos pontos, contudo, o que mais se destaca é a conexão do online com o offline.
Naturalmente, essa é uma dificuldade recorrente. Afinal, são espaços inteiramente diferenciados, entretanto, para o cliente, eles precisam proporcionar uma experiência semelhante.
Nesse conceito, não basta realizar o alinhamento da comunicação com o marketing do negócio, também é fundamental se atentar com a operação, para assegurar que tudo aconteça adequadamente.
Imagine que o consumidor conte com a possibilidade de adquirir algo de maneira online e deseja retirar o seu produto na loja física mais perto, por exemplo.
Entenda que a credibilidade da empresa está em jogo quando o cliente tem algum problema com essa situação.
Ou seja, esse cliente não pode ir à loja e descobrir que a sua mercadoria não está lá, nem mesmo pagar algum tipo de taxa para conseguir retirar o produto, especialmente se não foi algo acordado previamente.
O verdadeiro Omnichannel precisa de bastante cautela, responsabilidade e investimento.
As empresas brasileiras que sabem e compreendem bem o conceito, podem adiar tal migração, visto que entendem que realmente não é simples implementar essa estratégia e também pode representar um custo expressivo no começo.
Por outro lado, essa estratégia é algo que está popularizando no mundo todo e que vai crescer constantemente.
Da mesma forma que aconteceu com diversas novidades ao decorrer dos últimos anos, será com o Omnichannel. O que era apenas um diferencial passou a ser algo obrigatório, agora é uma questão de sobrevivência.
Agora é com você! Entre em contato com os nossos especialistas e descubra quais são as vantagens que o it4 360 pode proporcionar para o crescimento do seu negócio!