Data Driven, o conceito que utiliza a precisão para decisões estratégicas

Os gestores têm valorizado cada vez mais as informações referentes aos negócios. Reunir estes dados para utilizar em situações estratégicas e na tomada de decisões criou um novo conceito para os modelos de negócio, as empresas data driven.

Aproveitar os benefícios dessas informações resulta em maior competitividade e a oportunidade de ganhar o mercado.

Contudo, conduzir os rumos dos negócios a partir da análise de informações concretas e não de suposições exige uma base de dados estruturada. Acompanhe no artigo como esse conceito gera informações valiosas para a sua empresa se destacar no mercado.

Business Intelligence

O conceito data driven surgiu com as possibilidades criadas pelas novas tecnologias. A prática prevê o uso da análise computacional (analytics) de grandes volumes de dados (Big Data) para solucionar problemas e obter insights, com tecnologias em inteligência artificial e machine learning.

Portanto, é imprescindível que o seu negócio esteja adequado tecnologicamente para garantir que as centenas de milhões de dados coletados façam sentido para a sua estratégia.

De certa forma, o uso de estatísticas, análises de mercado e pesquisas já era usual, o que muda é a agilidade e a confiança dos dados extraídos. As empresas com presença digital ou que utilizam a internet para se relacionar com o cliente podem ter acesso a essas informações e interações, mas é preciso saber interpretá-las.

As ferramentas de Business Intelligence são capazes de analisar grandes quantidades de dados, de variadas fontes e tratá-los de forma ágil, segura e eficiente.

Benefícios do modelo data driven

Além da agilidade no processamento de dados, o gestor conta com maior precisão nas decisões do negócio ao conceber sua estratégia baseada em informações reunidas a partir de padrões de comportamento e opiniões de clientes.

A análise pode demonstrar uma queda no poder aquisitivo dos consumidores, por exemplo, o que pode indicar uma futura baixa no consumo também. Como correção, a empresa pode investir em ações estratégicas, como a redução de estoque, ou a definição de ofertas atraentes.

Em termo de produtividade, o acesso aos dados também beneficia a independência dos colaboradores. Com as informações necessárias para executar o trabalho com qualidade, não há necessidade de aguardar respostas para questões simples. A autonomia possibilita a resolução de problemas e a concretização de negociações de modo seguro, enquanto o gestor está dedicado às estratégias do negócio.

Outra vantagem importante para a competitividade é a precisão para analisar o Retorno Sobre Investimento (ROI). As empresas data driven reúnem o máximo de informações possíveis para entender seu lucro real e os custos para atingi-lo.

Como se tornar uma empresa data driven?

Para adotar o modelo de empresa data driven é preciso contar com profissionais especializados no conceito, desenvolver processos para lidar com a metodologia e contratar uma ferramenta para a captura, manipulação e armazenamento das informações.

Na coleta de dados, nem todos serão necessários ou úteis para o seu negócio. Normalmente, os dados mais utilizados pelas empresas são sobre clientes, comportamento, concorrência, etc.

Integração de dados

A conexão das fontes de coleta de dados facilita o cruzamento, a manipulação e a análise das informações. Portanto, é fundamental investir em ferramentas que permitam trabalhar de forma integrada, mantendo todos os dados no mesmo lugar para a tomada de decisão.

Entre outras vantagens, a integração elimina a necessidade de muitos profissionais e simplifica alguns processos.

Se a sua empresa enfrenta dificuldades com o armazenamento e interpretação de dados, o momento é de atenção. Considere inserir a cultura data driven na sua empresa e adotar um ERP adequado para a transformação de negócios orientados a dados.

As oportunidades de melhoramento contínuo dos negócios, com valiosas informações disponibilizadas para a tomada de decisões, são diferenciais para a alta concorrência de mercado, além de aumentar a qualidade dos serviços aos clientes e melhorar a imagem da empresa numa realidade de contínua expansão tecnológica. 

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