É inegável como todos aprendemos nos dois últimos anos a improvisar, recorrendo à criatividade e sem muito tempo para reclamar.
O desafio de manter a maior parte população protegida por lockdowns em várias partes do mundo só foi vencido porque o mínimo foi garantido com as soluções oferecidas pelos serviços digitais.
Na verdade, marcas e empresas viram da noite para o dia a necessidade de acelerar a transição da transformação digital de seus negócios, um salto que exige agora uma reavaliação das estratégias e ferramentas em curso desde então.
Uma peça chave que permitiu esta aceleração continuará em evidência, principalmente neste momento de retomada econômica – o sistema de gestão de pedidos (OMS – Order Management Systems).
Só foram capazes de absorver a explosão da demanda dos pedidos digitais os varejistas que puderam realizar o gerenciamento dos pedidos dos clientes com a integração de todos os canais de vendas e distribuição em um só lugar, com a transparência, agilidade e fluidez essenciais para o sucesso da experiência do consumidor.
Neste artigo vamos abordar a importância do OMS e por que ele é essencial para o sucesso dos negócios do varejo online.
OMS e o fluxo do pedido de venda no e-commerce
Um OMS permite o planejamento, gerenciamento e controle de todo o fluxo do pedido de venda. No e-commerce, a necessidade de realizar o planejamento e gerenciamento dinâmico do fluxo dos pedidos de venda de forma ágil exigiu a criação de novas ferramentas personalizadas para sistemas ERP, como o OMS.
Os usuários do sistema ERP podem incrementar o gerenciamento com um OMS tendo em mente as necessidades e particularidades do negócio, e o mais importante, sem ter que recorrer ao fornecedor do sistema ERP para essa customização.
Cada e-commerce apresenta regras de negócio distintas, um OMS permite criar fluxos de pedidos de venda que retratam essas particularidades, o que é fundamental para manter a vantagem competitiva.
Um OMS representa economia de tempo e dinheiro, porque esses fluxos podem ser alterados sem depender do fornecedor do sistema ERP.
Durante a fase mais crítica da pandemia, a eficiência de sistemas OMS possibilitou aos varejistas reverem algumas regras, como as prioridades de estoques, tanto nas lojas como em armazéns, realocando inventários confinados em lojas físicas fechadas nos meses de lockdown, por exemplo.
Portanto, um sistema OMS permite otimizar os fluxos, tanto da loja física como do armazém, e atender os pedidos de canais digitais, porque permite a visão total dos estoques disponíveis.
Ao otimizar o fornecimento de pedidos, um sistema OMS eficaz permite oferecer entregas no mesmo dia ou no dia seguinte, o que é fundamental para a experiência de compra dos consumidores.
A melhor experiência da jornada do cliente digital resultou em maiores margens de lucro, conforme registrado por varejistas no período, porque o OMS permitiu cumprir as promessas já no início da jornada do cliente, favorecendo as taxas de conversão.
Não garantir essas premissas está entre os motivos de abandono da cesta de compras, como falta de previsibilidade da data de entrega, prejudicando a relação de transparência com o pedido do cliente.
Omnicalidade, novos hábitos a um toque
A retomada da economia de forma segura é um aceno também de que o momento é ideal para a revisão das estratégias para alavancar os negócios, tanto para quem já utiliza um modelo de comércio eletrônico como para aqueles que ainda estão decidindo qual escolher.
Os dados das recentes pesquisas já identificaram que os novos hábitos de consumo assimilados tendem a permanecer numa lógica híbrida, portanto, a palavra é unificar as interações entre a marca e seus clientes nos canais digitais e lojas físicas, tudo a um toque no dispositivo móvel.
A despeito de todo o sucesso que as novas tecnologias demonstraram neste período de desafios globais, muitas empresas ainda operam sem sistemas de gestão integrados. A consequência é um fluxo do pedido de venda moroso, pois sua capacidade de gerenciamento do volume de vendas permite melhor controle só quando há poucos pedidos diários.
Um OMS, no entanto, permite controles de muitos pedidos diários, diminui a dependência de pessoas e as chances de erros. O sistema permite o acompanhamento das atividades e evita retrabalhos do processo.
A agilidade e eficiência evita o estresse dos envolvidos no processo, inclusive do consumidor final.
Novamente, a experiência de compra é beneficiada, os sistemas de gestão aumentam a acurácia dos estoques, evitam erros que só seriam percebidos pelo consumidor final após a entrega, ou seja, evitam as trocas desnecessárias.
Visão total e integrada para quem gerencia e decide
As lições recentes são acenos positivos para aqueles que acreditam na criatividade diante das dificuldades e a tecnologia aproximou marcas e empresas com os seus públicos como nunca.
Será estratégico num mercado acirrado que todas as informações do negócio estejam reunidas em só lugar, com um eficiente sistema OMS e que permita a personalização da experiência do cliente, com a oferta de listas de desejos, histórico e andamento do pedido na área de atendimento entre outras facilidades.
Portanto, se você deseja aumentar as chances de expansão do negócio e com eficiência para o crescimento em escala, avalie o momento para promover a transformação digital da sua empresa.
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