A transformação digital no varejo é um processo contínuo, a implantação de soluções tecnológicas abre oportunidades de escalabilidade e vantagens sobre a concorrência.
O fenômeno é benéfico para todos os envolvidos, melhora a experiência do cliente com a marca, o desempenho dos colaboradores e otimiza o tempo dos gestores.
As novas tecnologias podem atender o novo modo de consumir e principalmente oferecer experiências positivas e impactantes aos consumidores.
Acompanhe no artigo como as novas tecnologias ajudam o varejo a inovar, com foco na interação com o consumidor e a compreensão de suas novas exigências.
Antecipando desejos
O crescimento do comércio eletrônico verificado no mundo todo, desencadeado pela crise sanitária, antecipou cenários em que o planejamento de longo prazo cedeu lugar à resolutividade.
Mais do que atender a demanda, empresas e negócios descobriram que os consumidores demonstraram rápida adaptação e os novos hábitos de consumo estabelecem desafios inadiáveis.
Em 2020, cerca de 13 milhões de brasileiros compraram online pela primeira vez e 83% confirmaram que vão continuar comprando.
A comodidade proporcionada pelo comércio digital veio naturalmente acompanhada de um senso de imediatismo.
As tecnologias como computação em nuvem e IA (inteligência artificial) já estão em uso pelo mercado e a expectativa de consumo deverá antecipar outras que estão a caminho.
Essas tecnologias serão protagonistas para interagir e entender melhor o consumidor. Na verdade, quem se antecipar, porque conhece estas necessidades, irá vender mais.
O dinamismo dos marketplaces, super apps e o live commerce evidenciaram que o varejo não pode escapar da evolução do comércio eletrônico e manter-se ausente do mundo digital.
Quem quiser escalar as vendas deve compreender que será determinante inovar, conhecer e interagir ao máximo com o consumidor.
O desafio do momento é cuidar para que a experiência do cliente seja a melhor possível, em todos os canais.
Vende melhor quem entende a necessidade do cliente, a um clique. O omnichannel é uma realidade, a ferramenta integra todos os pontos de atendimento em nuvem e permite um atendimento unificado em variados canais, seja no mobile commerce ou no marketplace, WhatsApp ou email.
O atendimento pode ser iniciado em um meio e concluído por outro, da loja física para a virtual ou vice-versa, sem interrupções. Esta interação personalizada para o consumidor promove um crescimento ainda maior do comércio eletrônico.
As tecnologias como os sistemas de dados, inteligência artificial e aprendizado de máquina são essenciais para o varejista garantir essa interação e compreender melhor os diferentes perfis de consumidor.
É uma estratégia com foco na assertividade, obtida com dados organizados para entender o desejo do cliente e antecipar uma solução.
Tudo em um só lugar: visão total e integrada para quem gerencia e decide.
O consumidor deseja ser bem atendido, não importa onde ele esteja. Considera que está se relacionando com a marca e não com um canal.
Conhecer o cliente profundamente e entregar o que se deseja, muito antes dele solicitar, será um desafio permanente.
Portanto, as experiências de compra serão cada vez mais importantes para você manter o seu negócio competitivo.
O it4 360 é um OMS único no Brasil, um sistema de gerenciamento de pedidos nascido na nuvem e projetado para um varejo omnichannel, com funcionalidades sempre atuais visando eficiência para os negócios.
Permite integração de plataformas e-commerce, ERPs, Transportadoras e WMS e a gestão centralizada do e-commerce, canais de vendas, transportadoras e logística, com informação real em todos os canais, melhorando a experiência da gestão e a do cliente.
Trata-se de uma solução inovadora para os varejistas que buscam uma experiência omnichannel de verdade.
O it4 360 oferece a visão completa de cada pedido e toda a jornada dentro da sua empresa, do momento da entrada no estoque, passando até a entrega ao cliente final, você controla processos e otimiza custos e investe onde realmente é necessário para escalar sua operação.
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