O Omnichannel definitivo dos big players do varejo

5 Pontos vitais para a integração com o varejo online

Administrar um negócio de comércio eletrônico é um processo complicado que não envolve apenas uma loja online básica. Para atender às necessidades operacionais, os proprietários de negócios precisam de diferentes softwares e soluções, como CRM, ferramentas de business intelligence, software de contabilidade, suítes de relatórios e muito mais. Essas soluções precisam ser integradas em sites de e-commerce para diferentes fins, o que minimiza o envolvimento humano e economiza muito tempo e custos para as empresas. A integração do e-commerce, por esse motivo, é um tópico impossível de ignorar para novos comerciantes online.

Destacamos neste artigo as perguntas mais frequentes sobre a integração de comércio eletrônico.  

1 – POR QUE A INTEGRAÇÃO É IMPORTANTE?

Simplifique os processos de negócios em várias etapas

O grande benefício da integração de terceiros no e-commerce são os processos de várias etapas simplificados para compradores e administradores de lojas, dependendo do que você íntegra. 

Os consumidores adoram uma experiência de compra perfeita e rápida, que lhes permite fazer pedidos com sucesso sem mudar de um lugar para outro. Por exemplo, em vez de deixar sua loja para concluir o pagamento, é muito melhor fazê-lo imediatamente no local. Um processo de pedido enxuto irá melhorar a satisfação do cliente, reduzir as taxas de abandono e impactar positivamente as taxas de retenção.

Por outro lado, os sistemas integrados de gerenciamento de CRM também economizam significativamente os esforços do administrador da loja, graças aos processos de gerenciamento simplificados. É um desafio operar o e-commerce sem problemas com sistemas desconectados conforme sua empresa cresce.

Sincronizar dados entre sistemas integrados

Os negócios de comércio eletrônico sempre exigem uma visão consistente, global e de nível empresarial de seus objetos de negócios em muitos aspectos, por exemplo:

·         Uma visão única de cada cliente, por vários canais de negócios

·       Uma visão consistente de seu estoque de cadeia de suprimentos e padrões de demanda com seus fornecedores e parceiros

·  Uma visão consistente de suas finanças em diferentes sistemas de rastreamento financeiro

Cada um desses casos precisa de integrações especializadas que sincronizam dados entre sistemas para uma visão global consistente das informações.

Diminuir redundância de dados e erros

A integração de comércio eletrônico de terceiros permite que os negócios online reduzam o envolvimento humano no processo. Os recursos humanos não executam mais funções repetitivas à medida que o software prossegue. Consequentemente, a possibilidade de erros humanos é minimizada e a produtividade é melhorada.

Melhor controle do seu negócio

Após integrado, um sistema abrangente oferece melhor controle de seu negócio, que é exatamente o que qualquer empresário deseja. É mais fácil do que nunca gerenciar quantos aspectos você precisar em um local: manufatura, estoque, pedidos, finanças, CRM e outras funcionalidades. Você pode melhorar seus resultados financeiros a partir daí.

A integração adequada de e-commerce traz uma conexão bidirecional, o que significa que você precisa importar dados para o sistema apenas uma vez. Essa integração finalmente economiza muito tempo e gerenciamento de recursos humanos para os proprietários de negócios.

2 – INTEGRAÇÃO DOS SISTEMAS DE PAGAMENTO

Hoje em dia, as lojas online oferecem pelo menos um sistema de pagamento que processa e verifica os pagamentos com cartão de crédito. Na verdade, ele precisa ser seguro e conveniente de usar. Para se conectar a um portal de pagamento, os clientes podem escolher entre 2 tipos de integração.

Redirecionamento de integrações

Depois que os compradores passam para a etapa de finalização da compra, o site os redireciona para uma página de pagamento segura, hospedada pelo provedor de serviços de pagamento (PSP) para concluir o pagamento. Este PSP irá verificar a validade do cartão e realizar a autorização. Depois de concluído, os compradores serão redirecionados de volta ao site de e-commerce.

Esse tipo de pagamento ajuda os compradores a se sentirem mais confiantes à medida que suas credenciais são enviadas a um PSP confiável. A desvantagem é que não há muito que você possa fazer para personalizar a página de pagamento além de adicionar o logotipo da empresa para que os clientes saibam que você ainda está com eles.

Sistemas de pagamento no local (pagamento direto)

A maioria das empresas de grande porte prefere os pagamentos no local inteiramente gerenciados em seus servidores. Desta forma, os clientes podem inserir os dados do cartão de crédito diretamente no site. Este portal de pagamento oferece uma experiência de checkout perfeita e agiliza o processo. As empresas têm controle total sobre o processo de checkout, incluindo ofertas especiais e add-ons para aumentar as vendas antes do checkout final.

O grande benefício dos sistemas de pagamento no local é uma página altamente personalizável e que permite às empresas oferecer uma experiência consistente. 

3 – CONTROLE DO ESTOQUE E SIMPLIFICAÇÃO DE PROCESSOS

Sistema de gerenciamento de inventário multicanal

Por que a integração do sistema de gerenciamento de inventário multicanal e-commerce é importante?

As empresas de comércio eletrônico que operam em vários canais geralmente enfrentam desafios comuns, como excesso de estoque, espaço desperdiçado ou vendas excessivas. Muitas vezes dependem de soluções alternativas de gerenciamento de estoque, como o uso de várias lojas para rastrear o estoque por localização. Dessa forma, sua carga de trabalho aumentará quando você precisar replicar, sincronizar ou atualizar o inventário de cada loja. O rastreamento manual do inventário com planilhas depende de dados fragmentados, tornando impossível o gerenciamento entre os canais e evitando a visibilidade do inventário necessária durante um horário de pico, como temporadas de férias.

Com uma solução de terceiros integrada à sua rede online, você pode se concentrar no crescimento do seu negócio em vez do gerenciamento de estoque, graças à sincronização e visibilidade em tempo real.

4 – CUSTOMIZAR A EXPERIÊNCIA E FIDELIZAR CLIENTES

A gestão de relacionamento com o cliente (CRM) envolve:

·         Coleta de dados do cliente

·         Uso dos dados para construir a fidelidade do cliente

·         Desenvolver uma abordagem melhor de marketing, vendas e atendimento ao cliente

O grande objetivo do CRM é melhorar a retenção de clientes, o que beneficia mais as empresas do que somente a aquisição de clientes.

No mundo do e-commerce, que carece de contato pessoal diário entre compradores e vendedores, a integração do CRM tornou-se especialmente importante.

Aqui estão alguns recursos que o software CRM deve abranger:

·         Acesso fácil aos dados individuais do cliente

·         Rastreamento eficaz em vários canais

·         Ferramentas analíticas para estudar a intenção do cliente

·         Atrair novos leads

·         Automação de vendas

5 – VISÃO TOTAL DA OPERAÇÃO COM DADOS E ESTATÍSTICAS PARA APRIMORAR SUA ESTRATÉGIA

Finalmente, o software analítico integrado é indispensável para negócios online para estudar o comportamento do cliente, descobrir insights acionáveis ​​e rastrear métricas essenciais (tráfego, sessões, taxa de rejeição, etc.).

O software de análise permite que os proprietários de negócios descubram onde estão os gargalos ao longo da jornada do cliente, de quais páginas os clientes saltam, quais produtos eles estão adicionando ao carrinho, mas não comprando. Esses insights o levam a fazer mudanças adequadas em seu site e a adaptar positivamente suas mensagens para impactar seus resultados financeiros.

O Google Analytics (GA) se tornou uma ferramenta de análise padrão e líder devido à sua facilidade de uso e relatórios criteriosos. É importante ressaltar que o uso é totalmente gratuito. GA é uma ferramenta potente para sites de comércio eletrônico porque o Google permite que você envie todos os seus dados de vendas para sua conta do Google Analytics. Após configurada, essa integração de e-commerce vinculará todas as suas vendas às sessões reais e permitirá que você conecte as vendas a diferentes canais de marketing.

Portanto, a integração do comércio eletrônico, em poucas palavras, tem um impacto considerável nas operações diárias e no sucesso do comércio eletrônico. Desde que uma solução de terceiros faça sentido para o seu negócio, não se arrependa do dinheiro investido na integração ao seu site de e-commerce. Os benefícios de longo prazo que uma solução de integração oferece valem cada centavo investido.

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